"BBB20": Babu está sofrendo racismo dentro do reality show? - Purebreak

'BBB20': Babu está sofrendo racismo dentro?
Muita gente acha que o "Big Brother Brasil" é um programa sem conteúdoe bastante fútil. No entanto, é possível fazer muitas interpretações do que acontece dentro da casa mais vigiada do Brasil e relacionar à questões sociais do nosso contiano. Afinal, além de estratégico, esse também é um jogo de convivência e as relações entre os participantes contam muito. Dito isso, o Purebreak quer saber: o Babu está sofrendo racismo dentro do programa?

Desde que começou, no dia 21 de janeiro de 2020, não se fala sobre outra coisa nas redes sociais que não seja o "BBB20". O reality show da Globo está dando o que falar e já podemos dizer que foi um verdadeiro acerto colocar personalidades conhecidas junto com pessoas anônimas. Porém, essa não foi a única diferença que a nova edição trouxe. Apesar do "BBB19" ter contado com um número muito maior de pessoas negras no elenco, foi só agora, na 20ª temporada do programa, que o racismo está realmente sendo debatido com afinco. E isso só começou a acontecer por conta da maneira que o Babu vem sendo tratado dentro do "BBB20".

Logo que o programa começou, Babu caiu no gosto do público por ter se mostrado um homem bastante sábio e diferente de, praticamente, todos os outros homens da casa. Mesmo com a grande diferença de idade, ele era o que mais compreendia as mulheres e esteve do lado delas quando o plano de Petrix, Hadson e companhia de queimar Mari e Bianca foi revelado. Ou seja, não demorou muito para o brother entrar na lista dos favoritos de cada um dos telespectadores. No entanto, essa imagem foi mudando ao longo das semanas.

Com o tempo, Babu começou a expor que estava se sentindo um pouco excluído e após ter sobrado em uma prova do líder - que precisou fazer com Victor Hugo -, o brother acusou que sofreu gordofobia dos outros participantes, principalmente de quem dizia estar do lado dele. No entanto, sua reclamação não repercutiu muito e ficou por isso mesmo. Por conta do confinamento, o estresse só foi aumentando. As brigas por conta da organização da casa e comida se tornaram recorrentes e a paciência do ator foi diminuindo. Logo, não demorou muito para o rapaz ficar com uma reputação ruim dentro e fora da casa. Para completar, nesse meio tempo Babu se aproximou de Prior, o último "boy lixo" que restou. Apesar de todos os problemas, ele acabou se tornando uma companhia.

A exclusão de Babu fez com que ele se aproximasse de Prior, que também já estava excluído e daí nasceu uma parceria que não foi muito bem vista por ninguém. No entanto, é preciso ressaltar que o motivo que levou os dois a se unirem é diferente, mas a razão para se manterem assim é a mesma: os dois se tornaram alvo do restante da casa. No entanto, esse é só um lado da história que explica o distanciamento do ator em relação ao outros brothers.

Antes de falar sobre qualquer situação de racismo que Babu esteja sofrendo do "BBB20", é importante lembrar que o próprio formato do programa. Numa casa com 20 pessoas, existem apenas duas que são negras. Isso pode ser uma questão passar despercebida para quem é branco, mas conta muito para quem sente na pele o quanto a cor da pele pesa. Então, além dessa evidente "cota", também há um afastamento do intérprete de Tim Maia em relação aos outros participantes por conta de uma questão geracional e de classe. E talvez isso explique um pouco o seu sentimento de exclusão, né?

E como nós vivemos em uma sociedade estruturalmente racista, não demorou muito para que comentários problemáticos começassem a surgir, como as meninas dizendo que têm "medo" do Babu, Daniel comentando que só consegue ver o participante na Xepa, ou Marcela aumentando as reações do ator para ajudar ainda mais na construção na imagem de turrão. É importante ressaltar que o Babu está longe de ser uma pessoa perfeita, e que acerta em tudo o que faz, mas isso não muda o fato dele estar sofrendo racismo dentro do "BBB20".

Por exemplo, Prior já foi muito mais agressivo em algumas discussões com as mulheres e nem por isso elas sentem medo dele. Aliás, muitas vezes, durante as festas principalmente, elas se aproximam do paulista. Muita gente também diz que Babu é difícil de conviver, mas é o Daniel quem mais atrapalha a convivência da casa levando diversas punições. Será que o problema é só a sua personalidade?