"BBB21": Camilla e João mostram amizade e solidariedade negra no reality show - Purebreak

Veja as fotos!
O que a amizade de Camilla e João, do 'BBB21', nos diz sobre solidariedade negra?
João e Camilla se juntaram desde os primeiros dias do "BBB21" e não desgrudaram mais. Antes, ainda muito apagados, os dois recebiam apelidos de planta. Com a visibilidade que estão ganhando no jogo agora, também podemos assistir melhor a relação linda que está sendo construída. Como duas pessoas negras, eles vêm mostrado apoio e solidaridade que vão muito além de uma simples amizade.

Você provavelmente tem seus favoritos no "BBB21" e já pensou em algumas pessoas diferentes para isso até agora. Muita coisa aconteceu no reality e agora nos deparamos com a visibilidade de figuras que antes estavam bem apagadas. Esse é o caso de João e Camilla, uma dupla que chegou a ser apelidada de planta, mas que hoje já dominou o coração do público. Além de super coerentes no jogo que constroem, os dois se juntaram e formaram uma amizade de muito apoio. Dá para perceber que há ali também uma identificação a mais: a negritude.

Em uma edição com recorde de participantes negros, vimos muitos deles saírem nas primeiras semanas. Por mais que alguns realmente fossem terríveis no jogo, deu para perceber que o cancelamento foi mais forte para essas pessoas do que para ex-BBBs brancos. Com a junção de Camilla e João, podemos recuperar o debate racial na edição de uma forma mais positiva e ainda entender melhor a importância desse tipo de afeto.

A consciência em se aproximar de pessoas negras

A produtora de conteúdo Camilla de Lucas comentou, no início do "BBB21", sobre o cuidado que tinha em se aproximar dos participantes pretos. Afinal, todo mundo sabe como foi difícil até que víssemos tantas pessoas negras na mídia e também há muitas questões que a comunidade compartilha no dia a dia. Imagine passar por uma daquelas situações racistas sem o apoio de ninguém? Agora, pense como seria bom ter uma pessoa que provavelmente já viveu aquilo e entende seus sentimentos. Por isso esse tipo de solidariedade fortalece tanto!

O apoio cotidiano

Mas não é só na hora das discriminações que esse relacionamento se faz necessário. É aquela amizade que acolhe no dia a dia e dá puxões de orelha também, se preciso. Ver esse tipo de troca já é uma coisa maravilhosa e a dupla não falha nesse aspecto. Com vários memes compartilhados, já que os dois adoram fazer menções aos assuntos do Twitter, os "gêmeos" ainda mostram como pessoas negras também podem se divertir, amar, ser felizes e representar afeto dentro e fora da TV.

Em mais um de seus momentos certeiros no "BBB21", Camilla já precisou aconselhar João e falou diretamente: "Eu sei que naturalmente você não faz isso, mas é muito importante. Aqui dentro, nunca tome 100% das dores de alguém". O conselho é só um dos exemplos que mostram a preocupação em manter seu amigo bem posicionado no jogo com ela, o que é um sentimento recíproco. São muito fofos, né?

O suporte nos momentos de racismo

O brother Rodolffo, que disputa a permanência na casa no atual paredão, comparou o cabelo de João com a peruca que recebeu para cumprir o Castigo do Monstro. A fantasia era de um homem pré-histórico e, claro, o comentário tinha seu intuito racista. Qual pessoa crespa nunca teve seu cabelo comparado com qualquer objeto ou personagem despenteado?

O professor resolveu não se manifestar na hora, ficou sem graça. Já em conversa com Camilla, confessou o incômodo e contou que não queria mais ensinar as pessoas sobre questões bem óbvias como esta. A conversa é emocionante, com um abraço de conforto de quem compreende exatamente até as palavras que não foram ditas naquele momento. Assista o vídeo!

Para trazer mais força ainda para os "gêmeos" Camilla e João, a cantora Ludmilla entrou no palco da festa daquele dia mandando o recado: "Respeita nosso funk, respeita nossa cor e respeita nosso cabelo", afirmou. Por essa o Boninho não esperava, mas valeu, né?! Casada com Ludmilla, a dançarina Brunna Gonçalves se apresentou usando o cabelo natural, dispensando as laces que costuma utilizar. A mudança também foi com o intuito de apoiar brother.

Toda essa repercussão sobre a amizade dos dois, principalmente com o caso de racismo vivido no reality show, não é à toa. Tem, sim, alguma coisa especial entre o João e a Camilla se apoiando em um programa transmitido pela TV aberta, mostrando que é possível procurar formas de compreender a negritude também na amizade. Assim como Ludmilla e Brunna se integraram à defesa do caso, outras pessoas pretas também podem observar a potência na criação de uma rede de afeto desse tipo.

É lindo continuar vendo João crescer no jogo junto de sua amiga Camilla e é mais bonito ainda saber que existe essa outra face da relação: uma amizade que é também sobre empatia, compreensão e resistência.