"Nos Tempos do Imperador": novela sofre críticas por polêmica de "racismo reverso" - Purebreak

Veja as fotos!
Novela 'Nos Tempos do Imperador' sofre críticas por polêmica de 'racismo reverso'
"Nos Tempos do Imperador" recebeu críticas de internautas, que apontaram que a novela estava querendo aplicar o conceito "racismo reverso" em diálogo do casal Pilar e Samuel. Em cena, a mocinha sugere preconceito por ser branca e a autora da trama admitiu o "erro grotesco": "Pedimos muitas desculpas". Veja a repercussão!

A novela "Nos Tempos do Imperador" levantou um debate recente nas redes sociais. Em cena transmitida pelo final de agosto, a trama exibiu um diálogo entre os personagens Pilar (Gabriela Medvedovski) e Samuel (Michel Gomes), em que a mocinha sugere ter sofrido preconceito por ser branca e seu namorado, que é negro, a apoia.

Na cena, a personagem Pilar aparece conversando com Samuel sobre ter sido rejeitada na Pequena África, reduto de negros que buscam por proteção. "Só porque você é branca não pode morar na Pequena África? Como queremos ter os mesmos direitos se fazemos com os brancos as mesmas coisas que eles fazem com a gente", declarou o namorado.

Ativista aponta perigo: "Vira verdade para desinformados"

A cena repercutiu negativamente e internautas dispararam críticas, apontando que a novela estava querendo aplicar o conceito "racismo reverso".

"É muito perigoso. Essa cena vai morar na cabeça de milhares de pessoas. Um desserviço total", declarou o influenciador e ativista AD Junior em seu perfil pessoal do Instagram. "São cenas como essa que viram verdades para pessoas desinformadas sobre o período da escravidão", completou.

Famosos criticam cena em novela

Maria Rita, Fabrício Boliveira e mais artistas reagiram de forma negativa à cena. "Bastante vergonha", declarou Ícaro Silva. "Dá desânimo até de comentar", disse Teresa Cristina. "Inacreditável", escreveu Fabiula Nascimento.

Outra cena também surpreendeu os telespectadores. Na época em que era passada a trama, bem antes de 1900, homens e mulheres negros eram segregados perante sociedade. No entanto, em "Nos Tempos do Imperador", Samuel e Pilar trocam beijos publicamente.

"Quando vi a cena do beijo em via pública pensei 'algo de errado não está certo'. Quando que ia rolar um beijo desses nesse período e os transeuntes não iam fazer nada?", questionou um internauta. "Bola fora total! Uma cena que marca e deseduca. Lamentável", disse mais um. "Uma cena bizarra que nem de longe traduz o que viviam pessoas negras naquela época", acrescentou outro.

Autora de "Nos Tempos do Imperador" admite: "Foi péssimo"

Thereza Falcão, autora de "Nos Tempos do Imperador", se manifestou e pediu desculpas, admitindo um "erro grotesco" na novela. Ela concordou que o diálogo entre os atores foi "péssimo". "Pedimos muitas desculpas. Eu mesma quando vi em casa falei: o que foi isso?", recordou.

Ainda se justificando, Thereza disse que os primeiros capítulos da novela foram escritos entre 2018 e gravados, quase todos, em 2019. "Na época, não contávamos com uma assessoria especializada, o que só aconteceu no ano passado, com a entrada do Nei Lopes. Hoje, assisto a muitas cenas com uma sensação muito longínqua", explicou, citando o pesquisador de cultura afro-brasileira. "Mais uma vez pedimos desculpas pelo erro grosseiro como esse", completou.