10 benefícios que a leitura traz para sua vida - Purebreak

Veja as fotos!
Muito mais que só entretenimento: veja 10 benefícios que o hábito da leitura traz para a sua vida
A gente sabe que ler é um hábito muito prazeroso e consegue nos tirar da nossa própria realidade para entrar em um novo mundo. Mas, e se a gente te contasse que a leitura, além disso, pode trazer vários benefícios para a sua vida? Pois bem, se prepare porque o Purebreak reuniu 10 motivos que comprovam isso e que vão te incentivar a retomar essa prática que faz tão bem.

Um bom livro pode fazer mais do que nos ajudar em momentos difíceis e nos desligar de tudo a nossa volta. Ele também traz muitos benefícios para a nossa vida. Desde a melhora na nossa memória até um desenvolvimento nas nossas habilidades de escrita, o ato de ler pode servir para te ajudar em muitos aspectos. E mais: nem precisa ser um título muito cabeça ou complicado. Dúvida? Vem que a gente te mostra!

1 - Melhora a memória

A leitura também é ótima para exercitar a memória. Acompanhar uma história exige lembrar dos acontecimentos anteriores, referências, uma gama de personagens, subtramas e outros eventos que marcam um livro.

Outra forma interessante de incrementar essa capacidade é tentar ler mais de uma obra ao mesmo tempo. Isso torna o desafio de lembrar os protagonistas e enredos de cada uma ainda maior e pode ser uma ótima prática.

2 - Ajuda a desenvolver habilidades de escrita

Para conseguir escrever bem, é necessário ler muito. Isso porque ao consumir diversos livros, também estamos observando formas de escrever, características e palavras muito diferentes. Então, acaba que nosso repertório e capacidade de construir frases melhora bastante.

Seja para fazer aquela redação do ENEM, passar em um concurso público ou então só para aprimorar a habilidade que com certeza será útil futuramente, ler e praticar a escrita são as formas mais eficazes de desenvolvê-la.

3 - Exercita o cérebro

Quando lemos, incentivamos nossa percepção, o raciocínio lógico e nossa memória. Durante o ato, estimulamos principalmente a parte esquerda do nosso cérebro, que é responsável pela linguagem que apresenta mais capacidade analítica. Outra regiões também são acionadas por conta das histórias que mexem com nosso lado sentimental, por exemplo. Há pesquisas que comprovam que a leitura aumenta as conexões neurais, como um exercício para o cérebro. E muitos estudos defendem que o hábito é eficaz contra a redução do funcionamento do cérebro na velhice, e pode ajudar a diminuir o risco de doenças como a de Alzheimer.

4 - Reduz o estresse

Ler é realmente um hábito relaxante, na maioria dos casos. Focar no enredo de personagens cativantes pode aliviar sua mente ao tirá-la do mundo real por um bom tempo, mesmo depois de acabar um livro. Além disso, ter uma rotina de leitura todos os dias, nem que seja só por alguns minutos pode ajudar a aliviar a tensão dos músculos e diminuir a frequência cardíaca. Isso, consequentemente, ajuda a reduzir o nível de estresse.

Uma pesquisa realizada em 2009 pela Universidade de Sussex revelou que a prática, por apenas seis minutos, ajuda a reduzir cerca de 68% dos níveis de estresse. Segundo o neuropsicologista David Lewis: "Perder-se em um livro é o maior relaxamento. Ele ainda defendeu que não importa qual a obra lida, "apenas o processo de escapar das preocupações do mundo cotidiano já é uma forma de relaxar".

5 - Faz bem para a saúde mental

Além desses benefícios para a saúde e para o cérebro, a leitura pode ajudar não só para relaxar e diminuir o estresse, como também em vários distúrbios mentais.

Seu benefício é tão eficaz que foi até criado um diferente tipo de terapia, conhecido como biblioterapia. Ela consiste no uso de livros para reduzir o estresse, sintomas de distúrbios mentais ou perturbação emocional. E corresponde na indicação de obras de diferentes gêneros para ajudar no tratamento dos pacientes. Interessante, né?

Inclusive, desde 2013 no Reino Unido, pacientes com doenças psiquiátricas recebem indicações de seus especialistas de leituras que devem fazer. A base para acionar essa medida de saúde pública foram pesquisas realizadas na Universidade New School e na Universidade Harvard , ambas nos Estados Unidos, que mostraram benefícios do hábito no desenvolvimento da empatia, capacidade de entender ou se colocar no lugar do próximo, e nas habilidades sociais dos leitores.

6 - Estimula a criatividade

Ao mergulhar em um universo completamente inédito, nossa criatividade é despertada imediatamente. A competência de imaginar cenários, personagens, jeitos de falar e ações nos proporciona aguçar essa habilidade dentro da nossa imaginação. Isso ajuda quando precisar propor ideias novas, resolver problemas e em diversos outros momentos da vida.

Ser uma pessoa criativa pode fazer a diferença tanto no trabalho quanto na vida pessoal, e a leitura é uma das melhores formas de desenvolver essa capacidade.

7 - Proporciona conhecimentos gerais

Conhecimento nunca é demais. Além de proporcionar um aumento no vocabulário, os livros trazem diferentes tipos de informações e histórias que servem de repertório. Isso significa que você terá vários tipos de assunto que pode usar e poderá fazer parte de quase qualquer conversa.

E isso não vale só para histórias cabeça ou obras informativas. Serve para qualquer leitura. Quase toda trama traz protagonistas, situações, diálogos e resoluções de problemas que podem ser bem criativos ou inusitados, e podem ajudar você em algum momento da sua vida. Nem que seja só para puxar conversa.

8 - Ajuda a desenvolver empatia

A leitura também aprimora nossa habilidade de empatia. Ao mergulharmos em uma nova história, nos aproximamos de personagens e um mundo muito diferente do nosso. E ler uma obra do ponto de vista daquele protagonista nos permite entender melhor seus motivos e sua narrativa.

Isso pode nos ajudar na vida real, na qual sabemos que existem pessoas com diferentes perspectivas e vidas, então conseguimos nos colocar no lugar delas. Segundo um estudo publicado no periódico "Trends in Cognitive Sciences" em 2016, o hábito nos ajuda a entender o sentimentos de outras pessoas e incrementa a capacidade de nos transformarmos.

9 - Expandir vocabulário

O hábito também faz com que nosso vocabulário aumente de forma bem significativa. Como resultado, não só podemos escrever textos mais interessantes, como também podemos nos expressar melhor.

Com maior conhecimento sobre as palavras, conseguimos realizar uma comunicação mais precisa e compreensível. E isso transforma todos os âmbitos da sua vida, desde o amoroso até o profissional.

10 - Ajuda no foco e concentração

Outro benefício proporcionado pela leitura é a capacidade de foco e concentração. Ler exige que ignoramos tudo o que está acontecendo a nossa volta para dar atenção para a obra sendo lida. Desse modo, aprendemos cada vez mais a se concentrar melhor, mesmo quando nosso entorno está muito movimentado.

Ao levar essa habilidade para outras áreas das nossas vidas, conseguimos ser uma pessoa muito mais produtiva e atenta às nossas ações.