Cabíria Festival: Hysteria e Parafernalha juntes na III Mostra Imaginários Possíveis - Purebreak

Cabíria Festival: Hysteria e Parafernalha juntes na III Mostra Imaginários Possíveis
A Hysteria e o Cabíria Festival Audiovisual acabam de anunciar a III MIP - Mostra Imaginários Possíveis. Em parceria com o canal de esquetes de comédia Parafernalha, eles buscam por cineastas de identidade de gênero diversas - amadoras ou profissionais - para reforçarem a existência de roteiristas mulheres especializadas no tão cobiçado gênero do humor. Saiba a data e mais detalhes do evento!

Plataforma de estímulo profissional e abertura de espaço para narrativas feita por e sobre mulheres, a Hysteria acaba de anunciar junto com o Cabíria Festival Audiovisual a realização da III MIP - Mostra Imaginários Possíveis. Neste ano, o evento vai acontecer em parceria com o Parafernalha, canal de esquetes de comédia, que se junta às iniciativas para uma edição voltada a microfilmes de humor. O Purebreak te conta mais sobre essa novidade agora!

Saiba quando acontece a 4ª edição do festival

A MIP (Mostra Imaginários Possíveis) busca microfilmes com duração mínima de 30 segundos e máxima de 3 minutos, realizados por cineastas mulheres e de identidade de gênero diversas, amadoras ou profissionais. Serão selecionados até 10 títulos para exibição nos canais digitais da Hysteria, Parafernalha e do festival.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre os dias 09 e 29 de maio no linktree do festival. Além disso, a quarta edição do festival acontece presencialmente entre os dias 27 e 30 de julho, em São Paulo. O evento se estende até 03 de agosto no online.

"O Perrengue Nosso de Cada Dia" é o tema da edição

O objetivo da mostra é incentivar relatos audiovisuais, produzidos com smartphones ou câmeras profissionais, sobre o tema "O Perrengue Nosso de Cada Dia". Microfilmes que, com humor, acidez, ousadia, afeto e esperança, relatam de maneiras criativas o perrengue nosso de cada dia para libertar o riso da revolução e revisitar temas, por mais antagônicos que sejam.

"Em seu terceiro ano, a Mostra Imaginários Possíveis, criada em parceria pela Hysteria e o Cabiria Festival, evoluiu para um trisal e estamos muito felizes em incorporar a Parafernalha nessa relação. Desde 2017, Hysteria amplifica vozes e anseios femininos por meio dos mais diversos formatos de conteúdo, e como ainda vivemos numa sociedade extremamente machista, nem sempre essa jornada é alegre. Por isso é um prazer, e um certo alívio, convocar realizadoras a rir dos nossos próprios perrengues, sem perder a luta de vista jamais!", declara Isabel De Luca, head da Hysteria.

Evento quer reforçar a existência de mulheres no humor

A MIP é um espaço de difusão de conteúdos para plataformas digitais e contribui para a divulgação de portfólio de cineastas. "Estamos comemorando muito essa parceria tripla, ela amplia os alcances da MIP para o público e reforça a existência de roteiristas mulheres especializadas no tão cobiçado gênero do humor para provocar o aumento da diversidade no setor", reforça Vânia Matos, diretora e produtora executiva do Festival.

"A Parafernalha está entrando em sua segunda década como referência no humor na internet brasileira, e esse trisal com Cabíria e Hysteria é um marco importantíssimo para o início de uma nova fase, mais madura, em que buscamos resgatar nossas origens mas com um novo olhar. Gambiarras, perrengues e situações do cotidiano des brasileires sempre foram parte essencial de nossos conteúdos, e vemos o humor como uma poderosa ferramenta de identificação, alívio e libertação. Por isso, queremos convidar mulheres a se valerem dessa ferramenta e darem risada de nossos próprios perrengues diários", complementa Marina Croce, diretora geral da Parafernalha.