ConecteSUS: aplicativo é hackeado. Entenda o que aconteceu! - Purebreak

Your browser doesn't support HTML5 video

Veja as fotos!
A aplicativo do ConecteSUS é hackeado e 'apaga' vacinas de usuários. Entenda!
O aplicativo do ConecteSUS foi hackeado nesta sexta-feira (10), apagando os registros de vacinação de várias pessoas, além de alterar dados de alguns usuários. O Ministério da Saúde, representado pelo ministro Marcelo Queiroga, já se pronunciou sobre o ocorrido. Entenda o que aconteceu e veja por que suas informações estão a salvo!

O brasileiro não tem um dia de paz. Depois de voltarmos, aos poucos, para o estilo da vida pré-pandemia, um ataque hacker ao ConecteSUS - aplicativo do governo que mostra o histórico de vacinação contra Covid-19 - tornou nossa "retomada" ainda mais instável. Nesta sexta-feira (10), usuários relataram problemas para acessar seu registro de vacina e até mesmo abrir o app devido à ação do invasor.

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se pronunciou sobre a instabilidade, afirmou se tratar de uma atitude "criminosa" e assegurou que todos os dados disponíveis no ConecteSUS estão preservados em um backup. Portanto, não há o que se preocupar - por enquanto.

Dados do ConecteSUS e outros registros são apagados

Com a queda do ConecteSUS, a exigência de vacinação - cobrada hoje em 19 capitais do Brasil - é dificultada. Além da emissão do certificado da vacina, outros dados também foram afetados, como as informações sobre casos de Covid-19 no país e registro de vacinação para outras doenças.

Muitos encaram o ataque hacker com suspeita, uma vez que acontece na época em que muitas cidades do Brasil decidem tornar medidas de proteção contra à pandemia ainda mais rigorosas. E não é de hoje que o Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o próprio Ministro da Saúde se mostram contra à obrigatoriedade da vacinação e ao "passaporte da vacina" - que conta com o ConecteSUS para seu pleno funcionamento.

Por exemplo, a medida que obrigava viajantes a apresentarem seu registro de vacinação ao entrar no Brasil - que começaria a valer neste sábado (11) - já foi adida devido ao ataque.

Registros de vacinação contra à Covid-19 desapareceram do ConecteSUS após ataque hacker

Ministro de Saúde afirma que dados estão protegidos

O ataque hacker foi exposto pelo próprio grupo responsável, que exigia que o governo entrasse em contato. Queiroga, que está atualmente em Minas Gerais, deu resposta oficial do Ministério da Saúde para jornalistas que estavam no local: "Hoje, o empenho total é para esses dados estarem disponíveis no mais curto prazo possível. Está sendo investigado e assim que tiver alguém culpado, será exemplarmente punido", afirmou de acordo com o G1.

Também foi informado que todas as informações internas, disponíveis no ConecteSUS, estão armazenadas em um backup. Por isso, apesar de desagradável, parece que danos maiores não foram causados. Até o restabelecimento total do aplicativo, você pode utilizar seu comprovante de vacinação físico ou prints anteriores do ConecteSUS - sempre com a apresentação de documento de identidade com foto.