Depressão: 6 dicas para ajudar um amigo que pode estar passando por isso - Purebreak

Veja algumas coisas que você pode fazer para ajudar aquele seu amigo(a) que tem Depressão
Depressão é coisa séria, embora para muitas pessoas ainda seja considerado algo passageiro e não, de fato, uma doença. Sabe aquele amigo que sempre desmarca algo contigo por não estar se sentindo bem? Ou que num dia tá muito falante e no outro calado? Pois bem, ele(a) pode apresentar um quadro depressivo. Por isso, listamos aqui algumas formas de ajudar.

Sabemos que é chato quando você marca alguma coisa com alguém e a pessoa tá sempre desmarcando. Ou quando num dia seu amigo tá super falante, risonho, e no outro nem te procura. Fique alerta! Seu amigo(a) pode estar apresentando um quadro de Depressão. Embora banalizada por muitos, Depressão é coisa séria e não poupa ninguém! Várias celebridades, por exemplo, já relataram ter passado pela experiência. Mas você também pode ajudar, viu?! Preparamos aqui uma lista do que fazer para melhorar, pelo menos o dia, do seu amigo(a).

Não desista de marcar os rolês

Pode ter certeza que seu amigo(a) não está furando contigo porque quer. Depressão não tem receita. Num dia você tá ótimo e no outro não consegue sair da cama. O problema não é você.

Deixe-o confortável para falar

É raro que eles(as) sintam vontade para falar do que estão sentindo. Até porque, muitas vezes, não conseguem definir muito bem. Procure deixá-lo(a) confortável perto de você. Ele(a) tem que saber que pode contar com você nos outros dias também.

Não pressione

Nada de pressionar, ok?! Sabemos que às vezes a gente força porque quer uma explicação, mas esse é um momento super delicado. Se mostre paciente e aberto sempre que possível.

Faça planos

Faça uma listinha de coisas que vocês podem fazer juntos, mesmo que não vão cumprir. Desde de ir ao cinema ver o "Vingadores: Ultimato" até mesmo viajar o mundo.

Vá até ele(a)

Claro, se ele(a) permitir. Se seu amigo(a) não quiser sair de casa, ou até mesmo da cama, vá até ele(a), proponha uma maratona de filmes e séries ou só mesmo coloquem o papo em dia.

Aconselhe-o(a) a procurar tratamento

Mesmo com a sua ajuda e da família, procurar tratamento é essencial. Lembre-se: Depressão é uma doença e, assim como todas as outras, deve ser acompanhada por um especialista.