Do GPS ao absorvente: 7 invenções feitas por pessoas negras - Purebreak

Your browser doesn't support HTML5 video

Veja as fotos!
7 invenções de pessoas negras que você não sabia
Próximo ao Dia da Consciência Negra, é sempre bom lembrar como o racismo é capaz de apagar personalidades geniais, que mudaram o mundo, pelo simples fato de serem negras. Por isso, listamos 7 invenções que você com certeza já usou e que foram criadas por inventores pretos ou pardos, que tiveram que lutar ainda mais para conquistar seu espaço.

Uma coisa é verdade: a história é contada pelos vencedores. E, na maioria das vezes, ele é um homem branco - que possui muito mais recursos para vencer. Por isso, ao longo do tempo, diversas personalidades foram excluídas por não se encaixarem nesse rótulo - como é o caso das mulheres e pessoas não brancas.

Muitas vezes são pessoas geniais, responsáveis por invenções que mudaram o mundo e, mesmo assim, não sabemos seu nome por puro e simples fato de vivermos em uma sociedade racista. Afinal, temos informações decoradas sobre os inventores do avião, do telefone, da luz elétrica, não é?

Pensando nisso, separamos 7 coisas que você com certeza está muito feliz que existem e que foram inventadas por pessoas pretas ou pardas! Confira.

Gladys West ajudou a criar tecnologia do GPS

1. GPS

Definitivamente, o mundo seria outro se não tivéssemos o GPS para nos guiar por caminhos desconhecidos. Quem foi responsável pelos modelos de satélites que mais tarde virariam o Sistema de Posicionamento Global (GPS) foi Gladys West, matemática e programadora que conseguiu entrar na universidade com bolsas de estudo. West ainda é viva e está atualmente com 91 anos.

Mary Beatrice Kenner criou o 1º absorvente

2. Absorventes

Quem menstrua sabe a importância do absorvente no dia a dia. Apesar de não ter ganhado dinheiro com a sua criação, registros mostram que a primeira patente do absorvente - que durou pouco tempo - pertencia à Mary Beatrice Davidson Kenner. Além disso, a inventora também criou o apoio de papel higiênico para facilitar o acesso para sua irmã, que foi diagnosticada com esclerose múltipla.

Gerald Lawson revolucionou a indústria de games

3. Console

Gerald Lawson foi um engenheiro elétrico que trabalhava com videogames. Na década de 70, o inventor desenvolveu o Channel F, que nada mais é do que o console programável, que tinha suporte para diferentes jogos. Assim, o aparelho que poderia estar na casa dos consumidores permitia a entrada de cartuchos e era possível pausar o jogo - fatos que mudaram a indústria dos games.

Garrett Morgan tornou os sinais de trânsito bem mais seguros

4. Sinais de trânsito

Sinais de trânsito, semáforos ou como você costuma chamar aqueles objetos que trocam entre a cor vermelha, amarela e verde, evitando acidentes de carro. Em 20 de novembro de 1923 - no Dia da Consciência Negra aqui no Brasil - Garrett Morgan, um estadunidense negro, patenteou o sinal de três posições. Até então, os sinais diziam apenas "Siga" e "Pare", sem a opção intermediária, o que ainda era bem perigoso.

Lisa Gelobter ajudou a criar os GIFs ainda adolescente

5. Gifs

Sabe aquelas imagens divertidas, que animam textos muito antes da existência das figurinhas do WhatsApp? Pois bem. Você deve a existência dos GIFs a uma mulher negra, Lisa Gelobter. A norte-americana é uma cientista da computação, formada na Universidade de Brown, que deu origem aos primórdios da tecnologia dos GIFs quando ainda era uma adolescente na década de 80.

Alexander Miles patenteou as portas automáticas em 1887

6. Portas automáticas no elevador

Em 1887, Alexander Miles - um inventor e empresário dos Estados Unidos - patenteou o design para portas automáticas no elevador, aprimorando a máquina já existente. Foi a partir daí que os elevadores passaram a ter portas que se fecham e só abrem quando o passageiro está no andar desejado. Diz a lenda que Miles teve a ideia depois de uma de suas filhas cair em um poço de elevador e se machucar feio.

James West é responsável pelo tipo de microfone que usamos hoje

7. Microfone

Para fechar, mais um norte-americano na lista: James West! O inventor, que ainda está vivo, com 90 anos, originou a tecnologia para o microfone de eletreto, usado em quase todos os microfones disponíveis atualmente - desde aqueles de palco até aos do nosso celular. O estadunidense, que é professor e escritor, também patenteou mais de 250 invenções.