ENEM 2021: tudo o que você precisa saber sobre a prova - Purebreak

Veja as fotos!
ENEM 2021: as inscrições começam nesta quarta-feira (30). Confira tudo que você precisa saber!
As inscrições para o ENEM 2021 começaram oficialmente nesta quarta-feira (30). É a segunda vez que a prova será aplicada durante a pandemia e já temos algumas mudanças referentes ao exame do ano passado. Por isso, juntamos todas as informações que você precisa saber sobre o ENEM 2021 e a aplicação da prova. Confira!

Começaram as inscrições para o ENEM 2021 nesta quarta-feira (30). Desde o ano passado, muito foi dito sobre a prova e ainda não tínhamos certeza se o exame aconteceria ou não no final de 2021. Agora, estudantes já podem relaxar um pouco e garantir a participação na prova do ENEM.

Para te ajudar nessa missão, separamos todas as informações que você precisa. Mas já adiantamos que a inscrição é feita pela Página do Candidato e é preciso ter documentos, como CPF e RG, em mãos. Após inscrite, você pode voltar a se dedicar aos estudos para garantir que vai se dar bem na prova.

Confira todas as informações sobre o ENEM 2021!

Qual é o prazo e o valor da inscrição do ENEM?

Quem tiver interesse em fazer o ENEM tem do dia 30/6 até 14/7, às 23h59 para realizar a inscrição. Para pagar a taxa, que custa R$85, candidates precisam gerar o GRU (Guia de Recolhimento da União), pela página do candidato. É pelo portal que todo o processo de inscrição é feito. O prazo para pagamento é até o dia 19/7.

Mas lembre-se: quem cursou o Ensino Médio completo em escola pública ou foi bolsista integral nesse mesmo período, tem direito a isenção - ou seja, não precisam pagar para fazer a prova. De toda forma, esses candidates precisam se inscrever normalmente e comprovar que se enquadram nas condições exigidas.

Quando vai ser o ENEM 2021?

As provas serão realizadas em 21 e 28 de novembro, com abertura dos portões às 12h e com o início da prova marcado para 13h (horário de Brasília). No primeiro dia, são aplicados os exames de Ciências Humanas, Linguagens (português e a língua estrangeira escolhida) e Redação. O tempo para realizar a prova é de 5h30. Já na semana seguinte, serão as provas de Ciências da Natureza e Matemática, com 5h de duração.

Não confunda os dias da disciplina, já que isso é essencial para organizar seu cronograma de estudos.

Existem outros prazos que vale se atentar: quem precisa de Atendimento Especializado deve informar isso logo no ato de inscrição. Podem pedir esse atendimento aqueles que possuem "baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica."

Já para quem precisa identificar o tratamento pelo nome social, os dias são diferentes. É necessário solicitar a alteração entre 19 e 23 de julho. Todas as datas para recursos e resultados de pedidos estão disponíveis no edital oficial do ENEM.

Como escolher entre o ENEM digital ou impresso?

Candidates podem escolher entre o exame digital ou impresso durante a inscrição. Entretanto, a versão digital não vai estar disponível para os "treineiros" - ou seja, estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio, nem estão no último ano.

Vale destacar também que uma vez inscrite, não é possível alterar a modalidade da prova. Portanto, escolha com atenção! Por fim, outra novidade importante é que, em 2021, as provas digitais e impressas serão aplicadas no mesmo momento, contendo as mesmas questões.

Como vai ser o ENEM durante a pandemia?

Assim como em 2021, candidates e fiscais deverão seguir todas as recomendações de segurança para evitar a contaminação pelo coronavírus. Isso significa que as máscaras deverão ser usadas durante todo o tempo - cobrindo a boca e o nariz. Quem não respeitar a medida, poderá ser desclassificado! Por isso, fiquem bem atentes.

Além disso, o Ministério da Educação também recomenda que cada alune leve seu próprio frasco de álcool em gel e realiza a higiene das mãos com frequência.