Inclusão: "Min e as Mãozinhas", primeiro desenho em libras é lançado! - Purebreak

Veja as fotos!
'Min e as Mãozinhas' é a primeira animação inteiramente em libras do Brasil
Pela primeira vez está no ar um desenho voltado e pensado para crianças surdas. Com episódios curtos, cheios de cor e personagens, "Min e as Mãozinhas" é inteiramente em libras e procura não só divertir, como também ensinar a linguagem de sinais ao público. O desenho é direcionado para crianças de 3 a 6 anos e já está disponibilizado no Youtube.

Já está disponível nas plataformas digitais o primeiro desenho em libras voltado para crianças surdas ou sem condições de exercitar a fala. Criado por Paulo Henrique dos Santos, "Min e as Mãozinhas" vem pra mostrar que crianças com esse tipo de deficiência também têm o direito de se divertir e possuem as mesmas vontades que qualquer outra. Os episódios são bem lúdicos, duram pouco menos de 10 minutos e já estão disponibilizados no Youtube no canal "Min e as Mãozinhas".

Em cada um dos capítulos são ensinados até cinco sinais em libras. Mesmo quem não possui nenhuma deficiência auditiva ou na fala é capaz de se envolver com a narrativa. Min é uma garotinha surda que não fala absolutamente nada. A cada episódio, ela passa por várias aventuras com seus amigos animais e a natureza. Min, por exemplo, fala através de sinais, o gato fala "gatês", o elefante "elefantês" e por aí vai, cada um com sua língua. Mas nada impede que todos se comuniquem e se divirtam.

O desenho é voltado, à princípio, para crianças entre 3 a 6 anos. Na história, é possível ouvir uma melodia bem leve de fundo e qualquer som é ilustrado na tela através de onomatopeias (exemplo, "Toc, Toc" usado para representar a batida de uma porta). O piloto do desenho foi lançado na última quarta-feira (26), justamente no Dia dos Surdos. Caso o canal consiga patrocínio, Paulo Henrique pretende lançar mais episódios.

No Brasil, existem mais de 10 milhões de pessoas atingidas pela surdez, de acordo com o Ministério da Saúde. Daí a importância de um trabalho simbólico como esse, jamais visto antes. Ao representar uma boa parcela da população, "Min e as Mãozinhas" chama atenção para o assunto e faz com que crianças como Min sejam vistas e incluídas.