LGBTQIA+: descubra o que significa o LGBT da sigla - Purebreak

|
LGBTQIA+: descubra o significado de LGBT
Parte ou não da comunidade LGBT, você com certeza já se perguntou o significado dessa sigla que só cresce. No geral, todo mundo sabe que cada letra representa um grupo, mas você sabe que grupos são esses? Em função do Mês do Orgulho LGBT, o Purebreak irá explicar quem é quem nessa comunidade tão colorida.

Não é novidade pra ninguém que a sigla LGBTQIA+ é usada para identificar pessoas que fazem parte da comunidade LGBT. A sigla, que passou por várias mudanças desde que foi criada, em 1994, já chegou a ser conhecida pelo termo GLS (gays, lésbicas e simpatizantes). Mas, com o passar do tempo, ela foi se modificando até realmente representar todas as pessoas desse movimento. Mesmo assim, nem todo mundo acompanhou as "atualizações". Como estamos no Mês do Orgulho LGBT, o Purebreak resolveu explicar cada parte dessa sigla.

Lésbica

De uma forma bem simples, lésbica é o termo utilizado para explicar uma mulher que sente atração por outra mulher ou pessoa do gênero feminino, seja de maneira sexual ou romântica. A sentença também é usada para qualquer relacionamento entre mulheres, independente da orientação sexual.

Gay

Assim como já foi explicado anteriormente, Gay também é um termo utilizado para explicar uma pessoa que sente atração por alguém do mesmo gênero ou sexo. Só que neste caso, são homens que sentem interesse por uma pessoa do gênero masculino.

Bissexual

No caso dos bissexuais, não importa o gênero da pessoa em questão e sim por quem ela se sente atraída. Então, independente de você ser do gênero masculino ou feminino, uma pessoa bi é aquela que sente uma tração romântica ou sexual por dois ou mais gêneros.

Transexuais e Transgêneros

Agora a questão não é mais sobre por quem você se sente atraído, e sim como você realmente se sente. Ou seja, identidade de gênero. Até pouco tempo, o nosso gênero era definido pelo nosso sexo biológico, que é determinado pelo genital, sistema reprodutivo, hormônios e cromossomos. Em alguns casos, a pessoa se identifica pelo seu sexo biológico (cisgênero). Porém, nem sempre isso acontece. E quando não acontece, essas pessoas são chamadas de transgêneros. Por exemplo: uma indivíduo que nasce e possui todas as características do gênero feminino, mas não se identifica com elas.

Travestis

A letra "T" também serve para o termo Travesti, que se aplica ao indivíduo que possui uma identidade de gênero feminina, mas que não necessariamente se considera mulher ou mulher trans. Ainda não existe uma definição exata e única para compreender o termo, mas em alguns casos é aplicado como um terceiro gênero ou "não gênero". Mesmo assim, Travestis preferem ser tratadas no feminino.