Lockdown: o que é e o que é permitido se a medida for implementada - Purebreak

Lockdown: entenda o que é e o que pode ser permitido
Infelizmente, a pandemia do coronavírus não para de crescer no Brasil. Com isso, a prática do isolamento social não parece mais tão eficaz para conter a multiplicação do vírus no país. Então, buscando uma nova maneira de tentar conter essa situação, muitos governantes têm falado sobre lockdown. Se você não sabe o que é isso, deixa que o Purebreak te explica.

Infelizmente, a pandemia do coronavírus ainda é um problema que está longe de ser resolvido, principalmente aqui no Brasil. Apesar de todo o país ter adotado o esquema de isolamento social, muita gente não tem respeitado a quarentena - nem mesmo o presidente - e por isso o vírus continua se espalhando. Ao todo, já são mais de 9 mil mortos. A situação é triste e por isso tudo indica que o governo terá que adotar medidas mais severas para manter a população em casa, como é o cado do lockdown. Se você tá perdido, não sabe o que isso significa e nem como vai funcionar, deixa que o Purebreak te explica.

O que significa lockdown?

Lockdown é um termo em inglês que em português significa confinamento. Ou seja, ação ou efeito de confinar, cercar, limitar ou restringir. Pode também ser definido como um estado ou condição do que ou de quem se encontra preso ou impossibilitado de sair.

O que é o lockdown na prática?

E na prática, quando estamos falando de um estado ou cidade, lockdown significa o bloqueio inteiro de uma região. Porém, neste caso, é algo imposto pelo Estado. Com isso, as fronteiras de uma região são fechadas, proibindo a passagem de veículos, assim como a circulação de pessoas em áreas públicas. Aeroportos também fecham. O acesso, de fato, fica restrito. O intuito é fazer com que o menor número de pessoas circulem por aí.

O que pode se fazer durante o lockdown?

Não existe uma definição exata do que pode ou não ser feito, já que, muitas vezes, isso é definido por cada estado. Mas o objetivo, de qualquer forma, é fazer com que as pessoas circulem o menos possível pelas ruas. Só permanecem abertos farmácias, hospitais e mercados - ou qualquer outro serviço que seja considerado essencial. Em alguns casos, até estações de metrô fecham ou só fica permitido o acesso em caso de emergência ou se a pessoa em questão precisar sair para trabalhar.

Diferença entre lockdown e isolamento social

O isolamento ou distanciamento social, foi uma medida rápida encontrada pelo governo para conter a população em casa. Com isso, foi recomendado que, para quem tivesse essa possibilidade, trabalhar de casa e evitar aglomerações, principalmente pra quem fosse do grupo de risco. Como a situação do coronavírus se agravou, muitos comércios fecharam e em vários lugares só serviços essenciais estão funcionando. Mesmo assim, ainda é possível encontrar pessoas passeando pelas ruas, como é o caso no Rio de Janeiro. O lockdown, em contrapartida, vem como uma imposição. Ou seja, será obrigatório.