Mau hálito: como saber se tem e combater - Purebreak

Veja as fotos!
Você tem mau hálito? Saiba como identificar e evitar
Já se deparou com o odor desagradável na boca? Sofrer de mau hálito pode trazer consequências constrangedoras para o dia a dia, mas é bem mais comum do que muita gente pensa. No entanto, para lidar com essa situação, é preciso primeiro confirmar que realmente tem antes de combater. Aqui estão algumas maneiras de descobrir com o Dr. Willian Ortega e o Purebreak!

O termo "mau hálito" ficou entre os assuntos mais comentados da internet na última semana por conta de uma polêmica na 6ª temporada do "Power Couple Brasil". Em discussão no programa da Record TV, o ator Mussunzinho deixou Brenda Paixão bastante abalada depois de dizer que a participante tinha "bafo" e isso ascendeu uma discussão acalorada pelas redes sociais.

É claro que andar com mau hálito é obviamente algo que a maioria das pessoas prefere evitar. Mas antes que você possa curar esse odor desagradável, você precisa saber se realmente o tem. Em entrevista ao Purebreak, o Dr. Willian Ortega explica a causa da halitose, como identificar e o tratamento ideal.

"O mau hálito é causado principalmente pela fermentação das bactérias que habitam na nossa boca e elas são saudáveis. Porém, quando ocorre um desiquilíbrio por falta da higienização, o paciente acaba tendo muitas delas e aumenta demais a flora bacteriana, fazendo com que elas liberem gazes na hora da alimentação e que causam o mau hálito. Existe também a possibilidade dos próprios alimentos fermentarem dentro da boca quando não é escovado", explica.

"Muito difícil o paciente perceber que ele está com mau hálito"

De acordo com o profissional, é muito difícil a própria pessoa perceber que ele está com mau hálito. "Ela se adapta ao odor. Então, essa adaptação faz com que ele não tenha esse entendimento. Mas uma forma dele descobrir é por a mão em frente a boca, fazer o 'baforamento' e sentir se tem algum cheiro desagradável", aconselha.

Saiba quais os alimentos podem causar mau hálito

Além disso, vários alimentos podem favorecer o mau hálito devido a esse processo de fermentação. O dentista lista alguns deles: "Principalmente carboidratos, como pão, macarrão, lasanha, açúcar, eles fazem uma fermentação que aumentam a tendência". Para o Dr. Willian Ortega, o ideal é visitar o dentista com frequência, a cada seis meses e fazer a higienização de forma correta em casa: "Após toda alimentação, escovação com cerdas macias, uma boa pasta de dente, fio dental e um exanguatório bucal, apenas uma vez ao dia já é o suficiente".

Já no consultório médico, o paciente deverá fazer uma profilaxia, que consiste em utilizar aquela maquininha e fazer uma escovação profissional dentro do consultório com produtos específicos para manter a limpeza. "Alguns pacientes também tem a facilidade da formação de tártaro, que são como pedrinhas que grudam no nosso dente ao longo tempo. Esses precisam fazer uma raspagem frequente, para evitar o acumulo de alimentos. O ideal é a visita constante e higienização em casa", completa.