Rafa Kalimann e Malária: tudo que ela falou sobre tratamento e gravidade da doença - Purebreak

Veja as fotos!
Rafa Kalimann e Malária: tudo que ela falou sobre tratamento e gravidade da doença
Rafa Kalimann falou pela 1ª vez sobre o diagnóstico da Malária, doença na qual contraiu em viagem a Moçambique para um trabalho voluntário pela ONG Missão África, em Lamego. Além disso, a atriz da Globo também comentou sobre a gravidade e tratamento: "É comum no norte do Brasil, Índia e no continente africano onde predomina a forma mais grave". Veja o que ela disse!

Recém-chegada de uma viagem Moçambique, Rafa Kalimann contraiu Malária durante sua passagem pelo país africano. Em seu perfil do Twitter, a atriz da Globo explicou aos seguidores sobre a gravidade da doença e como é o tratamento aqui no Brasil. Segundo à "Quem", a influenciadora se queixou de náuseas, mas não teve sintomas graves.

"Vi que muitos tiveram dúvidas sobre. Malária é uma doença transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, ela não é contagiosa, ou seja, não é transmitida de uma pessoa para outra. A não ser por transfusão de sangue contaminado e/ou objetos perfurantes (como seringas, por ex..)", disse ela, vítima de body shaming na internet.

"É uma doença grave e comum no norte do Brasil"

De acordo com a ex-BBB, não existe vacina que seja recomendada para adultos ainda. "O tratamento é feito com medicamentos específicos que se dados em tempos podem salvar a maioria dos pacientes", comentou, acrescentando sobre a gravidade. Ela afirmou que tudo vai depender do tipo de parasita:

"É uma doença grave e comum no norte do Brasil, Índia e no continente africano onde predomina a forma mais grave. Todo ano morrem cerca de 410 mil pessoas e destas 260 mil são crianças menores de 5 anos e principalmente na África. No Brasil, o tratamento da malária é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e inclui uma série de medicamentos".

Rafa Kalimann explica prevenção da Malária

Ainda segundo Rafa Kalimann, a prevenção da malária inclui "repelentes, mosqueteiros e etc..". "E é mais um trabalho importante que a ong faz em Moçambique, além do acesso a atendimento médico e medicamentos nas comunidades", disse. A vice-campeã do "BBB" viajou para um trabalho voluntário pela ONG Missão África, em Lamego.

 

"Costumo falar que essa viagem nos deixa anestesiados pra ter força pra fazer o que é preciso, mas quando chegamos em casa a ficha cai e entender o lugar de cada coisa é muito difícil. Digerir é doloroso. Uma mistura de indignação, questionamentos com gratidão por poder fazer algo. O trabalho continua aqui, o meu pessoal e meu com a ong", declarou.

Rafa Kalimann desabafou, dizendo que ainda tem muito o que ser feito: "Voltei com esse projeto ainda mais quente no meu coração e estou cheia de ideias (o bazar é o primeiro) pra colocarmos em prática. A gente fica muito vulnerável com as emoções, estados, sentidos, abrindo mão pra se ver como o outro, acessando a raiva, a indignação, o medo, os traumas, correndo riscos pelo o amor de fazer transformação, mesmo se for pra 1 pessoa".