Ucrânia e Rússia: 5 threads do Twitter para entender o conflito - Purebreak

Your browser doesn't support HTML5 video

Veja as fotos!
Ucrânia e Rússia: entenda o conflito com estas 5 threads do Twitter
O conflito entre Ucrânia e Rússia, que estava cada vez mais tenso, acaba de atingir um novo ápice. Na madrugada desta quinta-feira (24), exércitos liderados pelo presidente russo Vladimir Putin invadiram o território vizinho. Como surgiu essa tensão, qual é a história da Ucrânia e como isso pode afetar o Brasil? Separamos 5 threads do Twitter que podem te ajudar a entender a história. Mas vale lembrar da importância da cobertura oficial, feita por jornalistas que estão no local e especialistas no tema.

Twitter também é informação! É importante estar atento aos maiores acontecimentos políticos do mundo e, se você estava na rede social na madrugada desta quinta-feira (24), com certeza se deparou com alguns tweets sobre o conflito entre Ucrânia e Rússia. As nações estavam em clima especialmente hostil nas últimas semanas e tudo piorou quando o exército russo, comandado pelo presidente Vladimir Putin, decidiu invadir o território vizinho.

A movimentação aconteceu por volta das 5h da manhã, lá na Ucrânia, e rendeu até posicionamento imediato de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos. Mas qual é o interesse da Rússia no país, o que os estadunidenses têm a ver com isso e como tudo começou? Para ajudar a responder essas - e mais perguntas - o Purebreak separou 5 threads do Twitter!

Ucrânia e Rússia: OTAN e o começo do conflito

De forma resumida, a tensão estourou principalmente porque a Ucrânia mostrou interesse em fazer parte da OTAN - que é a Organização do Tratado do Atlântico Norte, assinada em 1949. Ela foi criada durante a Guerra Fria para unir a América do Norte com alguns países da Europa, evitando o avanço das tropas soviéticas. O tratado continua valendo até hoje e, para a Rússia, a entrada da Ucrânia, sua vizinha e antigo território, seria uma ameaça.

Quem explicou o começo do conflito e possíveis consequências para o mundo foi a estudante Fatou Ndiaye. Confira!

Resumo do que está rolando na fronteira

O portal de notícias CNN, que está realizando uma grande cobertura da invasão russa, também se propôs a explicar o que está rolando lá por meio de seu perfil no Twitter. A thread, feita antes da entrada oficial do exército de Putin em terras ucranianas, explica também como o conflito estourou e explicita formas com que a Ucrânia vinha se posicionando antes do ataque.

Informações sobre a Ucrânia

O território, que é peça central em todo conflito, não é tão conhecido por grande parte dos brasileiros. É um local ainda relativamente novo, com constantes ameaças sob seu território - principalmente da ex-União Soviética, que dominava a região anteriormente. Vale entender um pouco mais da história e como a Ucrânia está atualmente!

Posição do Brasil no conflito

Ao mesmo tempo em que o Brasil tem relações próximas com as nações da OTAN, é parceiro do ponto de vista econômico da Rússia. Assim, é um país imparcial neste conflito que ganha cada vez mais força. Por outro lado, estamos em um mundo globalizado, portanto, vamos sentir o efeito da tragédia, mesmo que indiretamente, com aumento dos preços e tensões diplomáticas.

Ucrânia e Rússia: últimos acontecimentos

Caio Quero, editor da BBC News, também aproveitou para fazer um compilado de tudo o que aconteceu na madrugada. O profissional falou sobre o momento em que Putin comunicou os ataques, como ocorreram as últimas ofensivas e, principalmente, como a população civil da Ucrânia está. Muitos buscam abrigo ou tentam fugir da capital, para salvar a própria vida.

A rede social é um grande centro de informação, mas é importante ficar de olho nas fontes jornalísticas oficiais, que estão realizando a cobertura do conflito. Inclusive, vários jornalistas contam com o Twitter para disseminar conhecimento! Vale o cuidado na hora de consumir o conteúdo, valorizando sempre profissionais de autoridade, que têm maior entendimento sobre o conflito. Nunca é tarde para aprender e valorizar os estudiosos!