Zé Carioca: o 1º desenho brasileiro da Disney que a Geração Z tem que conhecer - Purebreak

Veja as fotos!
Zé Carioca: amigo de Pato Donald, papagaio brasileiro da Disney completa 80 anos em 2022
Em 1942, o primeiro personagem animado brasileiro da Disney fazia a sua estreia. Desde então, Zé Carioca vem esbajando ginga em diversos filmes, desenhos e almanaques ao redor do mundo. Em comemoração aos 80 anos do papagaio mais carismático de todos, o Purebreak relembra um pouquinho da sua história.

Os novinhos de plantão podem não saber, mas a Disney tem um personagem brasileiro que ficou MUITO FAMOSO ao redor do mundo. Sim, estamos falando do Zé Carioca, que, em 2022, está completando 80 anos. Lendário demais, né? É por essas e outras que o Purebreak resolveu listar algumas curiosidades sobre esse ícone que você talvez não conheça. Partiu ficar por dentro desse pedaço da história?

Surgimento

Segundo Ezequiel de Azevedo em "O Tico-Tico: Cem Anos de Revista", em 1941, durante uma passagem pelo Brasil, Walt Disney foi presentado pelo cartunista J. Carlos com um desenho de um papagaio abraçando o Pato Donald. Já um ano depois, em 1942, nos Estados Unidos, o empreendedor conheceu o músico José do Patrocínio Oliveira, conhecido como Zezinho. Os trejeitos caricatos do paulista (sim, ele não era carioca) inspiraram a personalidade do que viria a ser Zé Carioca, um papagaio muito brasileiro, cheio de ginga e malandragem.

Nome original

Aqui no Brasil, conhecemos o personagem como Zé Carioca. Porém, em inglês, ele se chama Joe Carioca.

Estratégia política

Foi em meio à Segunda Guerra Mundial que Zé Carioca foi criado. Seu surgimento se deu como parte da Política de Boa Vizinhança do presidente americano Franklin Roosevelt. O intuito? Aproximar os países latino-americanos dos Estados Unidos. Além do papagaio brasileiro, a Disney também criou o galo mexicano Panchito. Acompanhados do Pato Donald, eles formaram, mais tarde, o trio conhecido como The Three Caballeros (Os Três Cavaleiros).

Aparições

A estreia de Zé Carioca foi em "Alô, Amigos" (ou "Saludos Amigos", em inglês). No filme de 1942, o Pato Donald desembarca no Brasil e é recebido, adivinhem, pelo nosso papagaio tupiniquim, que apresenta ao amigo o samba e a cachaça. Zezinho, que inspirou a criação do personagem, foi o responsável por sua dublagem.

Em 1942 também rolou o debut da nossa lenda brasileira nos quadrinhos. Sua primeira história foi "O Rei Do Carnaval". Nesses gibis, Zé Carioca é um típico malandro que sempre arranja um jeitinho brasileiro de escapar das roubadas.

Desde então, o personagem vem aparecendo eventualmente em filmes, almanaques e até televisão. Sua história também foi se desenvolvendo, com personagens secundários sendo adicionados ao longo dos anos.

80 anos de Zé Carioca: o que vem por aí?

O 80º aniversário do papagaio não vai passar em branco. A Disney está preparando diversas ações e ativações ao longo dos próximos meses para comemorar essa data especial, como o lançamento de produtos de consumos, conteúdos especiais nas redes sociais, entre muitas outras novidades.

Livro resgata memórias do personagem

As comemorações começaram em julho, durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, quando a Disney e a editora Culturama lançaram "O essencial do Zé Carioca: celebrando os 80 anos da sua estreia", que conta com 14 histórias, distribuídas em 144 páginas, que retratam momentos marcantes da vida do personagem, desde seus primórdios até a fase mais recente, acompanhados de artigos repletos de informações, curiosidades e imagens incríveis.

Série do Disney+ promete reintroduzir o papagaio brasileiro a novas gerações

Já em março, Tony Anselmo, dublador do Pato Donald, revelou, durante a Comic Con de Ontario, no Canadá, que a Disney+ irá lançar em seu catálogo o desenho animado "Legend Of The Three Caballeros". A produção é estrelada por Os Três Cavaleiros. Ou seja, as novas gerações poderão ver Zé Carioca em ação, ao lado de Pato Donald e Panchito. Muito legal, né?

E aí, você já conhecia o Zé Carioca?